I Fórum Mineiro de Alfabetização abre inscrições

No dia 22 de agosto ocorrerá, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, o I Fórum Mineiro de Alfabetização (FMA). A iniciativa partiu da direção do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da FaE/UFMG e da presidência da ABAlf. A criação do fórum tem como objetivo criar um espaço permanente em Minas Gerais para discussão de políticas, ações e questões relativas à alfabetização. O FMA contará com a participação das universidades mineiras UEMG, UFJF, UFU, UFSJ, UFVJM, UFOP, UFLA e Unimontes, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da UNDIME.

Em outros estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, já existem fóruns consolidados. O Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ) foi instalado e aprovado em 2017, realiza reuniões mensais e conta com ampla participação de universidades, secretarias, ONGs e da UNDIME. Já o Fórum Permanente em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (FOPALES) foi instalado em 2008 no Centro de Educação da UFES, e busca também a construção de formas de intervenção na realidade educacional do estado.

Em outubro de 2017, a ABAlf realizou, com parceria institucional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo do Centro de Educação da UFES (Nepales), o I Fórum Nacional de Alfabetização (Fonalf).

PNAIC

Junto com o I Fórum Mineiro de Alfabetização, ocorrerá na Faculdade de Educação da UFMG o Seminário Final do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de Minas Gerais. Será feita uma avaliação das atividades realizadas neste ano.

Confira a programação aqui.

  • Sede da ABAlf

    Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale)
    Faculdade de Educação (FaE)
    Campus Pampulha
    Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 | Belo Horizonte - MG - CEP: 31270-901
    Tel.: + 55 31 3409-6210
    e-mails:
    diretoria.abalf@gmail.com;
    secretariadaabalf@gmail.com