Pesquisadores e professores manifestam suas posições sobre a PNA

A Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo MEC no ano de 2019, vem recebendo críticas e sugestões. Vários pesquisadores e professores têm manifestado sua posição sob a forma de textos e a Associação Brasileira de Alfabetização, juntamente com outras instituições que pesquisam e trabalham com o tema, torna públicas essas manifestações, afirmando a necessidade e as possibilidades de diálogo com a sociedade.

Os artigos abordam aspectos gerais ou específicos propostos pela PNA, são de autoria individual ou coletiva e, a nosso ver, constituem-se como documentos, ação e memória. Que as diferentes posições ajudem o leitor a refletir sobre a importância da diversidade de pontos de vista envolvidos na prática, na pesquisa e nas políticas de alfabetização.

Confira os textos nos links abaixo:

A escrita na Politica Nacional de Alfabetização – Isabel Cristina Alves da Silva Frade

A PNA e a unidade dialética afeto-cognição nos atos de ler e escrever – Maria de Fátima Cardoso Gomes

Alfabetização X Condições de alfabetizar – Adelma Barros Mendes e Rosivaldo Gomes

Alfabetização e evidências – Hilda Micarello

Contribuições para o posicionamento da ABAlf a respeito da Política Nacional da Alfabetização – MEC – 2019 – Maria do Rosario Longo Mortatti

Onde estão as pesquisas sobre alfabetização no Brasil? – Francisca Izabel Pereira Maciel

O conceito de alfabetização na Política Nacional de Alfabetização/MEC/2019 – Sara Mourão

Política Nacional de Alfabetização: contribuições para mais um olhar crítico – Luciana Piccoli

Contribuição para o debate sobre alfabetização a propósito do lançamento da PNA – Beatriz Cardoso, Andrea Guida, Angélica Sepúlveda, Nicole Paulet

Análise crítica da concepção básica do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) – Regina Lúcia Couto de Melo

Apontamentos sobre a Política Nacional de Alfabetização – Denise Carvalho

Tudo vale a pena se a alma não é pequena – Maria Silvia Cintra

Por uma alfabetização transformadora – Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Impactos da Política Nacional da Alfabetização para Educação Infantil: um retrocesso – Gabriela Medeiros Nogueira

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