Relação dos Trabalhos Aprovados para apresentação no I CONBAlf e II SIHELE: clique aqui 

 

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Poderão se inscrever para participar do I CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização e II SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, gestores educacionais e todos aqueles que se interessam pelos temas abordados nesses eventos.

As inscrições para participação nesses eventos poderão ser feitas em duas modalidades: como ouvinte; e com apresentação de trabalho.

 

Normas para inscrição como ouvinte

As inscrições para participação como ouvinte poderão ser feitas a partir do dia 15/03/2013, até a manhã do primeiro dia do I CONBAlf e II SIHELE.

– A partir de 01/07/2013, as inscrições (formulário preenchido + pagamento de inscrição) devem ser feitas pessoalmente, na manhã do dia 08 de julho 2013, no local de realização do I CONBAlf (UFMG – Belo Horizonte/MG). 


Dados da conta bancária para depósito do valor da taxa de inscrição:
Banco do Brasil – 001
Agência Salgado Filho – Marília – nº. 2974-2
Conta Corrente – nº. 22644-0
Associação Brasileira de Alfabetização

 

Normas para inscrição com apresentação de trabalho

Durante o I CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização poderão ser apresentados comunicações científicas resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência, relacionados com o tema do evento.

Durante o II SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita poderão ser apresentadas comunicações científicas resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento.

Os trabalhos serão apresentados oralmente em sessões de comunicações de pesquisa ou de relatos de experiência, conforme programação de cada evento. Para a apresentação de cada trabalho, caberá o tempo máximo de 15 minutos (com disponibilidade de projetor multimídia). Após a apresentação, haverá cinco minutos para discussão entre os participantes.

Poderão se inscrever pesquisadores, professores universitários, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, professores da Educação Básica e profissionais da área.

A inscrição no I CONBAlf e no II SIHELE é condição obrigatória para submissão de trabalhos (como autor, ou como co-autor), e dá direito ao participante a inscrever até dois trabalhos (como autor ou co-autor), sendo somente um trabalho por evento. Não será aceita inscrição de mais de um trabalho em cada evento.

As propostas de apresentação de trabalho deverão ser enviadas para avaliação, em forma de texto completo até o dia 03/05/2013, por meio do site: http://www.abalf.com.br/eventos

O Comitê Científico dos eventos decidirá sobre sua aceitação, segundo critérios previamente estabelecidos, relativamente a pertinência, qualidade e forma de apresentação.

Além de avaliar os trabalhos, o Comitê Científico encarregar-se-á de organizar as mesas para as sessões de comunicação de pesquisa ou de relato de experiência, reunindo os trabalhos de acordo com os seguintes Eixos Temáticos, de cada um dos eventos:

Eixos Temáticos do I CONBAlf

1 – Alfabetização na Educação Infantil.
2 – Alfabetização no Ensino Fundamental.
3 – Alfabetização de Jovens e Adultos.
4 – Alfabetização, diversidade e inclusão.
5 – Alfabetização e formação de professores.
6 – Alfabetização e pesquisa acadêmico-científica.

Eixos Temáticos do II SIHELE

1 – Temas, objetos, fontes documentais, vertentes historiográficas e métodos de investigação nas pesquisas históricas sobre métodos e material didático para o ensino inicial de leitura e escrita.
2 – Produção e circulação de material didático para o ensino inicial de leitura e escrita.
3 – Métodos e material didático para o ensino de leitura e escrita, ações do Estado e movimento editorial.
4 – Métodos e material didático nas práticas pedagógicas no ensino inicial de leitura e escrita.
5 – Métodos e material didático na formação de professores alfabetizadores.
6 – Métodos e material didático para o ensino inicial de leitura e escrita, patrimônio e acervo escolar.

A divulgação dos trabalhos aceitos ocorrerá a partir do dia 03/06/2013, por meio do site http://www.abalf.com.br/eventos

Após divulgação dos trabalhos aceitos, os inscritos terão até o dia 10/06/2013 para efetivarem suas inscrições, mediante pagamento da taxa de inscrição.

Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, deve-se efetuar depósito bancário no valor correspondente à modalidade de inscrição escolhida, conforme tabela de taxas (http://www.abalf.com.br/taxas.html). 

Após efetuar o depósito bancário, deve-se enviar cópia digitalizada do comprovante para o e-mail
secretaria.eventos@abalf.com.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os textos completos de todos os trabalhos aceitos serão publicados em Anais, em CD-Rom, que serão distribuídos aos inscritos. Também será distribuído Caderno de Resumos, com indicação de local e horário de apresentação de cada trabalho aceito.

Dados da conta bancária para depósito do valor da inscrição:
Banco do Brasil – 001
Agência Salgado Filho – Marília – nº. 2974-2
Conta Corrente – nº. 22644-0
Associação Brasileira de Alfabetização

Normas para o texto completo

O texto completo deve ser redigido em português e deve conter, de forma clara, os objetivos, os referenciais teórico-metodológicos e conclusão, com resultados parciais ou finais do trabalho.

O texto completo deve conter entre 10 e 15 páginas, incluindo referências, quadros, tabelas figuras e gráficos, digitado em Word (1997-2003) for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre as linhas de 1,5, corpo do texto justificado com parágrafo de 1,5; margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm; e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4).

O título do trabalho deve encabeçar o texto completo, em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Após o título, alinhado à direita, deve constar o nome completo do(s) autor (es), seguido(s) das informações: vinculação institucional (curso, faculdade/universidade, escola, órgão público etc.) seguida da indicação do estado e do país); endereço(s) eletrônico(s) do(s) autor(es); indicação do nome da(s) agência(s) financiadora(s) da pesquisa, se for o caso; e indicação do eixo temático em que se inscreve o trabalho.

O texto completo deve ser precedido de resumos (simples) em português e em inglês(abstract), os quais devem conter no máximo 500 caracteres (com espaço) e devem ser seguidos, respectivamente, de três palavras-chaves e de três key-words.

Referências e citações devem seguir rigorosamente as seguintes normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: NBR-6023/2002 e NBR-10520/2002.

 

  • Sede da ABAlf

    Universidade Federal do EspГ­rito Santo (UFES)
    Centro de Educação
    Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo
    Campus de Goiabeiras
    Av. Fernando Ferrari, 514 | VitГіria - ES - CEP 29075-910
    Tel.: + 55 27 4009-2548
    e-mails:
    diretoria.abalf@gmail.com;
    secretariadaabalf@gmail.com