A confirmação de inscrição dos trabalhos aceitos, deverá ocorrer até o dia 09 de junho de 2015 (prazo encerrado) mediante pagamento da taxa de inscrição, via depósito bancário ou transferência entre contas no valor correspondente à modalidade de inscrição escolhida, conforme tabela de taxas:

Profissionais da educação básica 100,00
Estudantes de graduação e pós-graduação 110,00
Docentes do ensino superior (graduação e pós-graduação) 120,00

 

Após realizado o pagamento, informe no link abaixo disponibilizado, o título do trabalho para qual está se confirmando a inscrição e o autor principal, em seguida, anexe o respectivo comprovante.

Confirmação de Inscrição:

 

Relação de Trabalhos Aceitos nas Modalidades Comunicação Científica e Relatório de Experiência –  II CONBALF
 Autor (S)  Título do Trabalho
ANA PAULA DO AMARAL TIBÚRCIO ET AL PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS DE SEIS ANOS
ADRIANA FERREIRA GENTIL ET AL LINGUAGEM ESCRITA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE PALAVRA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
ANGELA VIDAL GONÇALVES CONSTRUINDO COLETIVAMENTE SABERES SOBRE ALFABETIZAÇÃO:
FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESPAÇO ESCOLAR
AIRA SUZANA RIBEIRO MARTINS LETRAMENTO E INCLUSÃO
ALESSANDRA AMARAL DA SILVEIRA ET AL ENUNCIAÇÕES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: EM CADERNOS DE ALUNOS
ANA MAURA TAVARES DOS ANJOS ET AL LITERATURA INFANTIL E SUA INTERFACE COM O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LOURIVAL JOSÉ MARTINS FILHO ALFABETIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: ENTRE A VIDA E O TEXTO
LUCAS GONÇALVES SOARES ET AL AMA – AVALIAÇÃO MUNICIPAL DA ALFABETIZAÇÃO: A PROPOSTA DO MUNICÍPIO DE CANGUÇU/RS
GRACIELLE ALVES SANTIAGO JORNAL NA SALA DE AULA: TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS
LUIZ CARLOS DE BRITO ET AL A CULTURA VISUAL ESCOLAR E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA
ABDA ALVES VIEIRA DE SOUSA A FORMAÇÃO DO PNAIC E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES: QUAIS AS REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES?
ADRIANA FERNANDES FERREIRA  SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
ADRIÉTT DE LUNA SILVINO MARINHO ENSINO DA ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS SUBJACENTES À PRÁTICA PEDAGÓGICA
ALESSANDRA NASCIMENTO SANTOS ET AL ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO: DO ENSINO JESUÍTICO À PRODUÇÃO ACADÊMICA ATUAL
ALEX DE ARAUJO LIMA  ET AL AS CONCEPÇÕES DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O USO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA
ALEXSANDRO DA SILVA ET AL PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO
ALINE SALUCCI NUNES O ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O QUARTO ANO
AMARA RODRIGUES DE LIMA ET AL LER, ESCREVER, PENSAR E RIMAR É SÓ COMEÇAR
AMILTON ALVES DE SOUZA AS TIC DIGITAIS COMO CAMINHOS DIDÁTICOS: UMA AVALIAÇÃO DA OFICINA DE INFORMÁTICA PARA EJA
ANA CRISTINA DA SILVA RODRIGUES O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO E OS PROCESSOS
DE PROGRESSÃO CONTINUADA
ANA LÚCIA NUNES DA CUNHA VILELA ET AL É POSSÍVEL FORMAR LEITORES NA ESCOLA?
ANA PAULA SOUZA BÁFICA ET AL A LEITURA EM SALA DE AULA: O QUE FAZEM AS PROFESSORAS?
ANALINA ALVES DE OLIVEIRA MULLE ET AL PROPOSTA CURRICULAR E ALFABETIZAÇÃO:
CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC1 NAS AÇÕES GESTORAS
ANDRÉA BORGES DE MEDEIROS SOBRE A ESCRITA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: ALGUNS APONTAMENTOS
ÂNGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO ESTADO DE MATO GROSSO
ANTONIO AGOSTINHO DA SILVA FILHO PARCERIA PÚBLICO/PRIVADA EM EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PROJETO ALFABETIZAR COM SUCESSO/PROGRAMA CIRCUITO CAMPEÃO NO  MUNICÍPIO DE SURUBIM/PE
ÁUREA DA SILVA PEREIRA APRENDIZAGENS NAS SALAS DE AULA DO TOPA
BÁRBARA RAQUEL COUTINHO AZEVEDO ET AL LINGUAGUEM ESCRITA E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANITIL: UM RELATO PRÁTICO
CAROLINA FIGUEIREDO DE SÁ ET AL ALFABETIZAR EM TURMAS MULTISSERIADAS: acompanhamento docente e a heterogeneidade de aprendizagens das crianças
CILENE MARIA VALENTE DA SILVA ET AL O OLHAR DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS SOBRE A LEITURA E A ESCRITA DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO
CLAUDIA DE SOUZA LINO AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA
CLAUDIA LEITE BRANDÃO ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES SOBRE O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE DO PROFESSOR (2010-2014)
CLAUDIA LEITE BRANDAO ET AL CANTINHO DE LEITURA: UMA DISCUSSÃO ENTRE PNAIC E PROGRAMAS DE FOMENTO À LEITURA
CRISTIANE BATISTIOLI VENDRAME ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL ACERCA DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS ORIENTADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
ESTEPHANE PRISCILLA DOS SANTOS MENDES OS USOS DAS OBRAS COMPLEMENTARES: O QUE DIZEM AS(OS) PROFESSORAS(ES)?
CRISTIANE PORTELA PEREIRA ET AL AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS
CRISTINA MARIA GOMES APOSTILADOS ESCOLARES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BAIXA QUALIDADE DAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS MATERIAIS DO SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA ET AL O “GUIA DE LEITURA (LER)”: CONCEPÇÕES DE HOMEM, EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS (1947-1950)
DANIELA FREITAS BRITO MONTUANI LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO: OS ACERVOS DO PNBE EM USO
DANIELA GASPAR PEDRAZZOLI BAGNASCO USOS DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARÃES SIGNIFICADOS DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A CRIANÇA QUE APRENDE
DEBORAH DE SOUZA BARBOZA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDEIL REIS DO ESPÍRITO SANTO HABILIDADES DE REFLEXÃO FONOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO: SABERES E FAZERES INCORPORADOS A AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE ALFABETIZADORAS
ELIANE PERES ET AL ALFABETIZAÇÃO PELA IMAGEM: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS
DA CARTILHA CAMINHO SUAVE E DO MATERIAL DE APOIO
EVANILZA FERREIRA DA SILVA ET AL OS AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E AS DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
FERNANDO FIDELIS RIBEIRO ET AL O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM NARRATIVAS DE MÃES E ALUNOS DO NAAH/S-CG
FRANCISCA MARIA CUNHA DE SOUSA ET AL FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: A PRÁTICA DOCENTE E A REELABORAÇÃO DOS SABERES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA ET AL OS LIVROS DE LEITURA ¿QUIERES LEER? E QUERES LER?: DO URUGUAI PARA O RIO GRANDE DO SUL
GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM ET AL DIÁLOGOS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): CONCEPÇÕES INICIAIS
GISELLE PEREIRA CAMPOS FARIA ET AL POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E LEITURA: PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL
GISLENE SILVA DUTRA A TÉCNICA PRESENTE NO ENSINO DA ESCRITA
HENRIQUE JOSÉ ALVES RODRIGUES LINGUAGEM, ESCRITA E CRIAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS
HERCÍLIA MARIA DE MOURA VITURIANO SENTIDOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO –UFMA
ILDETE FREITAS OLIVEIRA ENTRE O PEIXE E A ESCRITA: A CONSTITUIÇÃO DE LETRAMENTOS LOCAIS ENTRE OS XAKRIABÁ
ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART ET AL A COMPREENSÃO DO PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ISABEL CRISTINA ALVES DA SILVA FRADE ET AL PESQUISADORES E ALFABETIZADORA: PARCERIA FUNDAMENTAL NA PESQUISA EM SALA DE AULA
JACY ALICE GRANDE DA SOLEDADE ET AL PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO NA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
JALMA GEISE MARIA BRABO DO PRADO ET AL FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS
JAMILE DE ANDRADE BARROS ET AL E QUANDO EU DECODIFICO: A LEITURA DA ESCOLA, NA ESCOLA
JANAÍNA SILVA COSTA ANTUNES FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO:
PRIMEIROS DIÁLOGOS COM O PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO
JANILSON SALES DA SILVA OLIVEIRA PROJETO NATUREZA DIVERTIDA
JEDIÃ FERREIRA LIMA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA TAPIRI: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS/AMAZONAS
JÉSSICA DE PAIVA GONÇALVES ET AL RELAÇÕES IDENTIFICADAS ENTRE O MÉTODO INTUITIVO E O MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOÃO DE DEUS: ESTUDOS DESENVOLVIDOS PELO PIBID
JOSÉ CARLOS DE FRANÇA FILHO ET AL CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: O QUE SABEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
JOSEILDA MACHADO MENDONÇA A LEITURA DE IMAGENS E PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO COMO VIVÊNCIA DO LÚDICO NA INFÂNCIA, UMA EXPERIÊNCIA NO  2º ANO
JOSELITA MARIA SILVA SILVA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O GÊNERO FÁBULA NO ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO
JOSIELI ALMEIDA DE OLIVEIRA LEITE, ET AL “SÓ NÃO SEI O QUE ESTÁ ESCRITO”: RELAÇÕES COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JULIANA DE MELO LIMA ET AL PRÁTICA DOCENTE E INTERAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O QUE AS CRIANÇAS DIZEM ACERCA DO TRABALHO EM GRUPO E EM DUPLA NA ESCOLA
JULIANE GOMES DE OLIVEIRA O PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PELOS PROFESSORES DA PBH/MG
JULY RIANNA DE MELO OS CONHECIMENTOS E AS PRÁTICAS DE POETAS ADULTOS SOBRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
JUSSARA BRIGO ET AL PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES EM DISCURSO
KAIRA WALBIANE COUTO COSTA PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA
LARISSA PAIVA ROSSETTI A ANTECIPAÇÃO DO ACESSO NO ENSINO FUNDAMENTAL:
INGRESSO AOS CINCO E SEIS ANOS DE IDADE
LÁZARO CAIO ROLIM PENA ET AL O CONTAR, O CANTAR, O BRINCAR E O ENCANTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS
LEANDRO MALAQUIAS DA SILVA PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇAO EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
LETICIA DE AGUIAR BUENO ET AL A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA RODINHA: PRÁTICAS ORAIS LETRADAS NA PRÉ-ESCOLA
LIANE CASTRO DE ARAUJO JOGOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS E A “REINVENÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO”
LILIANA MONTEIRO CARCARÁ PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA E FORMAÇÃO
PROFISSIONAL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
LIS DE GUSMÃO LINO ET AL O USO DE JOGOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS POR DOCENTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO
LISSA PACHALSKI ET AL OS ERROS (ORTO)GRÁFICOS EM TEXTOS DE CRIANÇAS DO CICLO DE
ALFABETIZAÇÃO
LORENA BISCHOFF TRESCASTRO OS ELEMENTOS DA NARRATIVA NA ESCRITA DE TEXTO POR CRIANÇAS
LUCIANA DE CASSIA FERREIRA ET AL FORMAÇÃO CONTINUADA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: um estudo de caso sobre o PNAIC
LYGIA NASCIMENTO DE ALMEIDA VECINA MULTILETRAMENTOS EM AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL I: AMPLIANDO OS CONCEITOS DE LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃO, NA CONTEMPORANEIDADE.
MARCELA MARTINS DE MELO A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA POR ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARCIA A. PAGANINI CAVÉQUIA O IMPACTO DOS DOCUMENTOS PRESCRITIVOS OFICIAIS E DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO
MÁRCIA CRISTINA DE OLIVEIRA MELLO O CICLO BÁSICO DE ALFABETIZAÇÃO (CBA) NO ESTADO DE SÃO PAULO E O CONSTRUTIVISMO DE EMILIA FERREIRO: ENTRE
PERMANÊNCIAS E RUPTURAS
MÁRCIA DA SILVA CARVALHO ET AL ESSE RIO É MINHA RUA- um olhar sobre as práticas de alfabetização e letramento nas escolas ribeirinhas.
MARCIA LISBÔA COSTA DE OLIVEIRA ET AL “EU QUERIA QUE VIOLÊNCIA PARASSE”: A PRODUÇÃO DE TEXTOS DO GÊNERO RESPOSTA NA ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DISSERTATIVO
MARCIA PEREIRA WILDEMBERG ET AL ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA
MARCO ANTONIO MELO FRANCO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NA PARALISIA CEREBRAL
MARIA ANGELA CHAVES SOARES DE PAULA Relato de Experiências pedagógicas
OS ANIMAIS NO DIA A DIA DAS CRIANÇAS: AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR A QUERELA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTINUA…
MARIA BEATRIZ DE FARIAS DOS SANTOS ET AL A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: UM CAMINHO ATRAVÉS DA TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA
MARIA DE FÁTIMA MOURA DE LIMA ET AL A AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: INSTRUMENTOS E REGISTROS UTILIZADOS POR UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA
MARIA LUCIMEYRE RABELO FRANÇA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO: RUMO A UMA AUTONOMIA DO LER E ESCREVER
MARIA SÔNIA S. DE OLIVEIRA ET AL A LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO NA DIVERSIDADE: BASES PARA A INCLUSÃO
MARIANA BORTOLAZZO AVALIAR PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM ALFABETIZAÇÃO: UM ENCONTRO SEMPRE MÓVEL ENTRE LEITOR E TEXTO
MEIRE CRISTINA COSTA RUGGERI O ESPAÇO DA LITERATURA INFANTIL NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ALFABETIZADORES
MICILENE TEODORO VENTURA ET AL ALFABETIZAÇÃO E LEITURA EM UMA ESCOLA INDÍGENA TERENA
MILENA GUERRA SCARATO LOPES “O ONTEM E O HOJE: UM NOVO OLHAR DIANTE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O PRISMA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA”
MÔNICA CORREIA BAPTISTA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO
DE PESQUISA-AÇÃO
NATALIA RIBEIRO FERREIRA ET AL ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE MENINOS E MENINAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL POR MEIOS DOS ATOS DE LEITURA TRIANGULADA: EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS
NATHÁLIA KÉSSIA DE SOUSA CAMPOS O ENSINO DA LEITURA E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO POR PROFESSORAS DE CAMARAGIBE – PE.
PABLIANE LEMES MACENA ET AL PROFESSORES INICIANTES E SUA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS
PÂMELA RODRIGUES ALTAMOR A ESCUTA DO OUTRO: APRENDIZAGENS SOBRE ALFABETIZAÇÃO
PATRÍCIA DOS SANTOS MOURA OLHARES REFLEXIVOS SOBRE RELATÓRIOS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PATRÍCIA GAMA TEMPORIM CANSI RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM CRIANÇAS NA CRECHE DE TEMPO INTEGRAL.
PAULA DA SILVA VIDAL CID LOPES ET AL A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO PARA O
DIÁLOGO INTERCULTURAL
PAULA FRANCIMAR DA SILVA ELEUTÉRIO PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
RAFAELA DE OLIVEIRA FALCÃO ET AL DO SABER TÉCNICO AO SABER PRÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA COM O PNAIC E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR EM FORTALEZA
RAIOLANDA MAGALHÃES PEREIRA DE CAMARGO O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO CONTAR, CANTAR, BRINCAR E ENCANTAR: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
RAÍSSA CARLA SAMPAIO FIGUEIREDO FERREIRA GOMES O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE:
Vivências numa classe de alfabetização duma escola pública do Município de
Mesquita/RJ
REGIANE PRADELA DA SILVA BASTOS LITERATURA INFANTIL E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTADO DA ARTE
REGINA APARECIA CORREA O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA
REJANE GUIMARÃES DE MELLO E LUCAS ET AL O USO DO LIVRO LITERÁRIO DO PNBE NO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
RENATA GONDIM AS APRENDIZAGENS E OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
RODRIGO DA SILVA GUEDES ET AL SENTIDOS DA PALAVRA “SISTEMATIZAÇÃO” NOS MATERIAIS DO PRÓ-LETRAMENTO E DO PNAIC
RITA DE CÁSSIA BARROS DE FREITAS ARAÚJO REFLEXÕES A CERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
ROSANA MARA KOERNER RECONHECENDO ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UMA TURMA DE 1º CICLO INICIAL E FINAL DA EJA: USO DE REVISTAS
ROSIMEIRE DIAS DE CAMARGO UM PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO: OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
 ANA CRISTINA NAVES VASCONCELOS. OS DIFERENTES TEXTOS A SERVIÇO DA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SANDRA NOVAIS SOUSA ET AL O PROGRAMA “ALFA E BETO” E O PNAIC NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: (IM) POSSIBILIDADES TEÓRICAS?
SANTANA ELVIRA AMARAL DA ROCHA AS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS
SARA ROSITA PEREIRA DA SILVA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO DISTRITO EDUCACIONAL V NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
SELMA APARECIDA FERREIRA DA COSTA ET AL CRIANÇAS APROPRIAM-SE DA ESCRITA NA ATIVIDADE DO BRINCAR
SENILDO SOLANGE CATELAN A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA PELOPACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO ESTADO DE MATO GROSSO
SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS DA PROFISSIONALIDADE POLIVALENTE
SÍLVIA CRISTINA FERNANDES PAIVA A LITERATURA INFANTIL EM SALA DE AULA
SÔNIA REGINA DA LUZ MATOS ESCRITA E LEITURA EM ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPRESSÃO EM IMANÊNCIA
SUZANÍ DOS SANTOS RODRIGUES FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDE: CONCEPÇÕES VERBALIZADAS PELO PROFESSOR FORMADOR E ORIENTADOR DE ESTUDOS DO “PNAIC”
TAIANA DUARTE LOGUERCIO ET AL AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO GRANDE/RS
TÂNIA MARIA B.S.R.LEITE O CONHECIMENTO DAS LETRAS E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA  ALFABÉTICA
TELMA FERRAZ LEAL ET AL PRÁTICA DOCENTE: AS DIFERENTES DIMENSÕES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
VALÉRIA CAMPOS MUNIZ ET AL ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E SURDEZ: PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS E CULTURAIS NO ENSINO SUPERIOR
VANIA GRIMTHIES ET AL O ACERVO DE LIVROS ESTRANGEIROS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITADO GRUPO DE PESQUISA HISALES (FaE/UFPel)
VANILDO STIEG A QUESTÃO DO DISCURSO OFICIAL SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA INFANTIL NO BRASIL (2000-2010)
VANISE DOS SANTOS GOMES ET AL OS LABIRINTOS DO APRENDER NA VOZ DE SUJEITOS ANALFABETOS
VIVIANE CARMEM DE ARRUDA DOURADO HETEROGENEIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NUMA TURMA DO 2º ANO
VIVIANE CARRIJO VOLNEI PEREIRA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
YARLA SUELLEN NASCIMENTO ALVARES O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE E AS ESTRATÉGIAS DE AGRUPAMENTO NO TERCEIRO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
YWANOSKA GAMA CONSTRUÇÕES COTIDIANAS DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO SISTEMÁTICO DA ESCRITA: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA MOBILIZADOS POR PROFESSORAS

  • Sede da ABAlf

    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
    Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE) - sala 315
    Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED)
    Av. Madre Benvenuta, 2007 | Itacorubí | Florianópolis - SC
    CEP: 88.035-001

    E-mails:
    diretoria.abalf@gmail.com;
    secretariadaabalf@gmail.com