APRESENTAÇÃO

II Congresso Brasileiro de Alfabetização

Tema: Políticas públicas de alfabetização

Entidade promotora: Associação Brasileira de Alfabetização

Instituição que sediará o evento: Universidade Federal de Pernambuco

Data: 12 a 14 de julho de 2015

JUSTIFICATIVA

A alfabetização é um campo de pesquisa e de atuação, com uma problemática própria e ações específicas. Nas últimas décadas, as discussões e propostas relacionadas com alfabetização vêm ocupando lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político brasileiro, tendo-se consolidado em pesquisas, em ações políticas e pedagógicas, visando à produção de conhecimento e de soluções para a inclusão dos cidadãos no universo da cultura escrita. No entanto, não havia ainda sido implementado, no Brasil, um Congresso específico para o debate sobre o conjunto de aspectos e problemas relativos ao tema, que vem sendo abrigado em outros eventos congêneres, tais como, o GT “Alfabetização, Leitura e Escrita” – da ANPEd, o Seminário de Alfabetização do COLE, e, mais recentemente, o SIHELE.
Considerando a ausência, no país, de eventos dessa natureza e tendo como um de seus objetivos a constituição de um espaço específico para discussão da alfabetização, a ABAlf promoveu o I CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, de natureza científica, com periodicidade bianual, que visou a preencher essa lacuna e se constituir como espaço inaugural de debates sobre o tema. O I CONBAlf representou um marco histórico para o campo da alfabetização e pretendeu se consolidar como um evento que propicie a divulgação de pesquisas e ações, incentive a proposição de novas temáticas de pesquisa e de novas possibilidades de ação e promova a participação dos diferentes atores envolvidos com a alfabetização.
Considerando, ainda, que sua criação se concretizou formalmente na Plenária Final do I SIHELE, a ABAlf promoveu também o II SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, visando a dar continuidade às discussões sobre os aspectos históricos do tema, que, na primeira edição do evento, propiciaram mapear e compreender os problemas da alfabetização no Brasil, na tensão entre passado, presente e futuro. Nessas discussões, destacaram-se as necessidades do contexto atual, as quais motivaram a criação da ABAlf e motivam a compreensão histórica dessa iniciativa pioneira assim como proposição de ações visando a avanços no processo de consolidação da entidade.
Os dois eventos científicos foram promovidos pela ABAlf, com co-promoção das instituições de que fazem parte membros de sua Diretoria, Representantes Regionais e Conselho Fiscal, vinculados todos a programas de pós-graduação de universidades federais e estaduais de diferentes estados e regiões brasileiras.
O I CONBAlf e o II SIHELE foram realizados, respectivamente, nos períodos de 08 a 10 de julho de 2013 e de 11 e 12 de julho de 2013, ambos nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Essa instituição foi escolhida como sede dos eventos, como homenagem à Presidente de Honra da ABAlf, Magda Becker Soares, Professora Emérita dessa instituição e fundadora do CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, consolidado há mais de 20 anos, e onde também atuam membros da Associação.
Em continuidade à proposta e com a finalidade de contribuir para a avaliação das intensas e extensas discussões sobre alfabetização, no âmbito de pesquisas acadêmicas, práticas educacionais e políticas públicas, assim como para proposição de novas discussões e ações, o II CONBAlf – Políticas públicas de alfabetização, será realizado na Universidade de Pernambuco, no período de 12 a 14 de julho de 2015.
O objetivo geral do II CONBAlf é, portanto, contribuir para avaliação das perspectivas de avanços teórico-conceituais e empíricos das pesquisas, políticas públicas e práticas educacionais para a alfabetização no Brasil, reunindo pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da educação básica.

  • Sede da ABAlf

    Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    Centro de Educação
    Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo
    Campus de Goiabeiras
    Av. Fernando Ferrari, 514 | Vitória - ES - CEP 29075-910
    Tel.: + 55 27 4009-2548
    e-mails:
    diretoria.abalf@gmail.com;
    secretariadaabalf@gmail.com