top of page

 

ABAlf – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO

 

A Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), fundada em 2012, é uma organização que tem por, entre outros, objetivos articular, acompanhar e fomentar pesquisas e políticas públicas no campo da alfabetização, agregando a participação de sujeitos e instituições envolvidos com essa temática.

 

Nesse sentido, a ABAlf congrega profissionais que realizam atividades de docência, pesquisa e outras relativas à alfabetização, envolvendo, dentre outros, pesquisadores, professores do ensino superior e educação básica, associações/sindicados, organizações não-governamentais relacionadas com o magistério.

 

Ao congregar esses diferentes sujeitos e organismos, ABAlf se propõe constituir como referência para as discussões e proposições referentes à alfabetização e processos afins, relativamente a informações, dados e posicionamentos demandados por professores, pesquisadores e organizações.

 

Em vista disso, a ABAlf promove, especialmente, eventos acadêmico-científicos, como o Congresso Brasileiro de Alfabetização,  cursos de curta duração, como forma de apoiar a formação continuada de alfabetizadores, e é responsável pela publicação da Revista Brasileira de Alfabetização – RBA, um periódico científico direcionado para  divulgação do conhecimento produzido na área.

 

Mediante a esses objetivos e ações, a ABAlf busca reforçar a dimensão política da alfabetização no Brasil, especialmente em relação às políticas públicas e ações voltadas para a superação dos índices ainda expressivos de analfabetismo absoluto e analfabetismo funcional, exercendo posicionamentos críticos e políticos articulados, contundentes e representativos.

 

Por esse prisma, a ABAlf se sustenta no princípio do diálogo, do respeito à diversidade e à pluralidade de ideias e na ação conjunta dos que lutam por uma alfabetização que garanta os direitos de aprendizagens da leitura e da escrita a todas as crianças, jovens, adultos e idosos de nosso país, como elemento indispensável para o exercício pleno da cidadania.

 

Venha conhecer e junte-se a nós!

QUEM SOMOS

bottom of page