Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO é um periódico científico editado pela ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização. Tem como objetivo principal constituir-se em um fórum de debate, por meio da reunião e divulgação da produção acadêmico-científica que contribua para reflexão e ação referentes às várias dimensões da alfabetização, entendida como processo de ensino e de aprendizagem iniciais da leitura e escrita a crianças, jovens e adultos. 

A Revista busca estimular a produção original do campo de estudos da Alfabetização e áreas afins e publica artigos, de autores brasileiros e estrangeiros, escritos em português ou em espanhol, francês, italiano e inglês.

Publica artigos, ensaios, traduções e revisões bibliográficas, resultantes de pesquisas originais e com abordagem inédita. Também publica entrevistas e resenhas de obras recentemente publicadas, de caráter acadêmico ou literário. 

A revista se reserva o direito de encomendar, à comunidade científica, dossiês e trabalhos de interesse sobre o tema.

 

Políticas de Seção

DOSSIÊ

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TEMA LIVRE

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ARTIGOS

Os artigos deverão contar, com no máximo,40.000 (40.000 a 60.000) caracteres (com espaços, referências bibliográficas e notas de rodapé)

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ENSAIOS

Textos que tratem de temas polêmicos e que debatam assuntos com defesa de posicionamentos. Devem obedecer ao limite de 30.000 caracteres e atender aos demais critérios da revista.

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TRADUÇÕES

Textos de autores estrangeiros publicados ou inéditos traduzidos por autor brasileiro e com autorização do autor estrangeiro. Traduções devem respeitar a linha editorial da revista.

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REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS

Textos que apresentam revisões temáticas ou teóricas acerca de aspectos da alfabetização e que apresentem diálogo crítico com a produção de conhecimento da área.

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ENTREVISTAS

A Revista da ABAlf publica também entrevistas com personalidades da área de alfabetização de destaque nacional e internacional.

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RESENHAS

Resenhas de livros sobre alfabetização que apresente teor crítico e opinativo sobre a obra. As resenhas devem ter entre 8 a 10.000 caracteres e apresentar a referência bibliográfica completa da  obra.

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SUMÁRIO

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EDITORIAL

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NORMAS PARA COLABORAÇÕES

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EDIÇÃO COMPLETA

Edição Completa do Número.

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EXPEDIENTE

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APRESENTAÇÃO

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DOSSIÊ: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: QUESTÕES PARA DIÁLOGO

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DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA

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DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO

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RULES FOR COLLABORATORS

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DOSSIÊ: PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES QUE TRANSCENDEM FRONTEIRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA ALFABETIZAÇÃO

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DOSSIÊ “CARTILHA CAMINHO SUAVE, DE BRANCA ALVES DE LIMA: NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL”

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Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos/ensaios são avaliados previamente pelo Conselho Consultivo, que examinará a adequação dos critérios formais e temáticos determinados pela política editorial da revista.

O períodico adota o sistema double-blind peer review, visando a preservar o anonimato de pareceristas e autores, assim como assegurar avaliação, de forma objetiva e imparcial, do mérito do trabalho.

Os textos são encaminhados, a, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, especialmente escolhidos em função da sua competência na área, comprovada por publicações em periódicos de seletiva política editorial. Em caso de divergências entre os pareceres, os textos serão enviados a um terceiro parecerista.

Cada artigo/ensaio terá um parecer indicando a sua aceitação ou recusa, ou, então, a recomendação para reformulações, com indicação de que, se o autor decidir submeter novamente o texto reformulado, será também submetido a novo processo de avaliação. Cada parecerista deverá elaborar um parecer circunstanciado, apreciando: os aspectos estruturais e formais do texto; a originalidade e rigor da temática e sua abordagem;  a pertinência e relevância do tema com relação à linha editorial da revista; a densidade teórica no tratamento da temática e na sua problematização; o diálogo com e as contribuições para estudos consolidados no campo da alfabetização e em áreas afins.

As resenhas e traduções serão avaliadas pelo Conselho Consultivo. Com exceção, dos textos apresentados em espanhol, os textos apresentados nos idiomas francês, inglês e italiano serão traduzidos para o português, por tradutor indicado e contratado pela Comissão Editorial da revista.  

 

 

Periodicidade

A REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO é um periódico científico com periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

DIADORIM

LATINDEX

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