OS USOS DA CARTILHA CAMINHO SUAVE EM ESCOLAS GAÚCHAS: UM ESTUDO EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Eliane Peres, Chris de Azevedo Ramil

Resumo


Neste artigo aborda-se os usos da cartilha Caminho Suave no cotidiano de classes de alfabetização de escolas gaúchas. Os dados foram coletados em cadernos de alunos do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales). Consultados 651 cadernos de alunos em fase de alfabetização, do período de 1950 até os dias atuais, os resultados da pesquisa indicam que é somente a partir do início dos anos de 1980 que a utilização da Caminho Suave aparece nesses cadernos, fenômeno explicado e analisado neste trabalho. Além disso, os dados indicam para um uso plural e variado da cartilha, que vai desde a cópia das palavras, frases e textos das lições e a utilização das imagens, originais ou redesenhadas, até a adaptações feitas pelas professoras em atividades tanto de Linguagem quanto de Matemática.


Palavras-chave


Caminho Suave. Cadernos escolares. Alfabetização. Fazeres ordinários de classe.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARTIER, Anne-Marie. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 26, n. 2, p. 157-168, dez. 2000.

FOLHA DE SÃO PAULO. Pioneira associou letras a imagens. 25/11/1997, São Paulo, p. 10. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2014.

HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França – Séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 115-141, jan./jun. 2001.

HERREIRA, Tatiara Timm Carvalho; RAMIL, Chris de Azevedo. O uso da coleção de livros didáticos 'Estrada Iluminada': levantamento das personagens em cadernos de alunos (Rio Grande do Sul, 1940-1980). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE), 22, 2016, UNIPAMPA, Bagé/RS. Anais... Bagé/RS: UNIPAMPA, 2016. v. 01. p. 1205-1222.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira. As cartilhas e a história da alfabetização no Brasil: alguns apontamentos. Revista História da Educação, n. 6 (11), p. 147-168, abr. 2002.

PERES, Eliane. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: VALENTE, Wagner. Cadernos escolares e a escrita da História da Educação Matemática. Porto Alegre: Editora da UFRGS (no prelo).

_____. Um estudo da história da alfabetização através dos cadernos escolares (1943-2010). Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 1, p. 93-106, jan./jun. 2012.

PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. A constituição dos acervos do grupo de pesquisa 'História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares' (HISALES - PPGE/FaE/UFPel) e sua contribuição para as investigações em educação. História da Educação, ASPHE, v. 47, p. 297-311, set./dez. 2015a.

_____. Alfabetização pela Imagem: uma análise das imagens da Cartilha Caminho Suave e do Material de Apoio. Cadernos de Pesquisa em Educação, PPGE/UFES, Vitória/ES, a. 12, v. 19, n. 41, p. 53-79, jan./jun. 2015b.

_____. Cartilhas produzidas por autoras gaúchas: um estudo sobre a circulação e o uso em escolas do Rio Grande do Sul (1940-1980). Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 177-203, jan./jun. 2015c.

PERES, Eliane; VAHL, Mônica Maciel; THIES, Vânia Grim. Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 335­372, jan./abr. 2016.

VIEIRA, Cícera Marcelina; PERES, Eliane T.; RAMIL, Chris de Azevedo. A circulação e o uso de livros didáticos produzidos por autoras gaúchas: um estudo em cadernos de planejamento de professoras (1940-1980). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE), 21, 2015, Caxias do Sul/RS. Anais... Caxias do Sul/RS: UCS, 2015. v. 01. p. 700-717.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.