PRODUÇÃO DE TEXTOS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Dania Monteiro Vieira Costa, Renata Strzepa Potkul

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa documental na abordagem qualitativa sobre a produção de textos no Pacto Nacional Pela Alfabetização na idade certa, baseado na perspectiva bakhtiniana de linguagem. Busca compreender o modo como o programa de formação de professores alfabetizadores defende o processo de produção de textos, por crianças, na fase inicial da alfabetização. Aponta que o programa adota a perspectiva construtivista para fundamentar o processo de alfabetização que sugere a palavra como unidade de ensinoaprendizagem com o objetivo de estimular a reflexão, pelas crianças, sobre o SEA (Sistema de Escrita Alfabético). Também conclui que o programa apresenta objetivos/conhecimentos sobre o processo de produção de textos a serem consolidados nas séries posteriores ao 1º ano do Ciclo de Alfabetização.

Palavras-chave


Alfabetização. Produção de textos. Pnaic.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BARROS, D. L. P. de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT. Beth (Org.). Dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional

pela Alfabetização na Idade Certa: ano 1, unidade 1 - 8. Brasilia, 2012.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional

pela Alfabetização na Idade Certa: ano 1, unidade 3 - 8. Brasilia, 2012.

COSTA, Dania Monteiro Vieira. A escrita para o outro no processo de alfabetização. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: 2013.

COSTA, Kaira Walbiane Couto Costa. Práticas de alfabetização em duas escolas de ensino fundamental do município de Vitória. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: ES, 2010.

COSTA, Kaira Walbiane Couto. Cadernos de Formação do Pnaic em Língua Portuguesa: Concepções de Alfabetização e Letramento. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: 2017.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GONTIJO, Claudia Maria Mendes. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988-2003.

SOUZA, Eliane Cristina Freitas de. As práticas de alfabetização de duas turmas de primeiro ano de ensino fundamental. 315 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo Vitória: ES, 2010.

VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.