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III CONBAlf
III Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBAlf
Tema: Diálogos sobre alfabetização
Entidade promotora: Associação Brasileira de Alfabetização
Instituição sede do evento: Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória/ES – 16 a 18 de julho de 2017
Apresentação
A criação da ABAlf – Associação Brasileira de Alfabetização resultou de iniciativas e discussões realizadas por professores e pesquisadores brasileiros a partir de outubro de 2009, quando a proposta foi apresentada em Sessão Especial durante a 32ª. Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Em 09/09/2010, a proposta foi formalmente apresentada e aprovada na Plenária Final do I SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado na UNESP- Universidade Estadual Paulista – campus de Marília e cujo tema foi “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”. Em 18/10/2010, a criação da ABAlf foi também aprovada pelo GT10 – “Alfabetização, leitura e escrita”, da ANPEd e, até o ano de 2012, obteve 17 moções de apoios de diferentes instituições de ensino superior, fóruns de coordenadores de programas de pós-graduação, centros/núcleos e grupos de pesquisa, entidades acadêmico-científicas da área de Educação, formadores de professores e secretarias municipais de educação.
A ABAlf foi criada em Assembleia realizada em 18/07/2012, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, durante o 18º. COLE – Congresso de Leitura, promovido pela ALB – Associação de Leitura do Brasil. Os objetivos da ABAlf são: congregar profissionais que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à Alfabetização; constituir-se como referência para discussões e proposições sobre alfabetização e processos afins; reforçar a dimensão política da alfabetização, exercendo posicionamentos críticos e políticos articulados, contundentes e representativos; realizar e incentivar estudos sobre alfabetização em suas diferentes facetas e perspectivas teóricas; fomentar atitude crítica e pluralismo teórico na abordagem do tema; promover intercâmbio com entidades congêneres nacionais e internacionais; propiciar articulação entre produção de conhecimento e demandas educacionais e políticas, sem prejuízo da autonomia política e científica da ABAlf; realizar e estimular diferentes formas de divulgação da produção científica e ações pedagógicas relativas à alfabetização; organizar e promover eventos sobre o tema.
A definição desses objetivos se fundamenta na constatação de que a alfabetização é um campo de pesquisa e de atuação, com uma problemática própria e ações específicas. Nas últimas décadas, as discussões e propostas relacionadas com alfabetização vêm ocupando lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político brasileiro, tendo-se consolidado em pesquisas, em ações políticas e pedagógicas, visando à produção de conhecimento e de soluções para a inclusão dos cidadãos no universo da cultura escrita. No entanto, não havia sido ainda implementado, no Brasil, um Congresso específico para o debate sobre o conjunto de aspectos e problemas relativos ao tema, que vem sendo abrigado em outros eventos congêneres, tais como, o GT “Alfabetização, Leitura e Escrita” – da ANPEd, o Seminário de Alfabetização do COLE, e, mais recentemente, o SIHELE.
Considerando a ausência, no país, de eventos dessa natureza e tendo como um de seus objetivos a constituição de um espaço específico para discussão da alfabetização, a ABAlf já promoveu dois congressos com repercussão importante no meio educacional. O CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, de natureza científica, com periodicidade bianual, visa a preencher essa lacuna e se constituir como espaço inaugural de debates sobre o tema.
O III CONBAlf, com o tema Diálogos sobre alfabetização, está organizado de forma a propiciar o debate sobre os múltiplos pontos de vista, espaços e formas de atuação dos diferentes atores envolvidos na alfabetização brasileira, por meio da discussão dos saberes/fazeres de pesquisadores, professores e gestores públicos. Em torno de sete eixos temáticos, organizam-se as seguintes atividades: conferências e mesas-redondas, com participação de convidados oficiais especialistas em alfabetização.
Os objetivos dos III CONBAlf são:
Objetivo geral
Proporcionar espaços de diálogos sobre aspectos teóricos, conceituais, metodológicos, políticos e práticos no campo da alfabetização no Brasil.
Objetivos específicos
Congregar pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação, professores e gestores da Educação Básica e representantes de associações, sindicatos e organizações não governamentais, que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à alfabetização.
Propiciar a reunião e a discussão dos múltiplos pontos de vista, espaços e formas de atuação dos diferentes atores envolvidos na alfabetização brasileira.
Refletir sobre práticas pedagógicas construídas pelos professores alfabetizadores.
Consolidar-se como espaço nacional de reflexões sobre alfabetização.
COMITÊS
Comitê Organizador
Comitê Nacional
Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes – Univap - Macapá/AP
Ana Luiza Bustamante Smolka – FE/Unicamp - Campinas/SP
Artur Gomes de Morais – CE/UFPE – Recife/PE
Bárbara Cristina da Silva Sousa - Nepales / CE / Ufes
Cancionila Janzkovski Cardoso – UFMT – Rondonópolis/MT
Cecilia Maria Aldigueri Goulart – UFF
Cláudia Maria Mendes Gontijo – Ufes – Vitória/ES
Cláudia Regina Mosca Giroto – Unesp – Marília/SP
Cleonara Maria Schwartz - Ufes - ES
Denise Maria de Carvalho Lopes – UFRN – NatalVRN
Estela Natalina Mantovani Bertoletti – UEMS - Paranaíba/MS
Fernando Rodrigues de Oliveira - UFMG – Belo Horizonte/MG
Gabriela Medeiros Nogueira - Furg- Rio Grande/RS
lara Augusta da Silva – SEE/MS – Campo Grande/MS
Lourival José Martins Filho - UDESC- Florianópolis/SC
Márcia Mello – Unesp – Ourinhos/SP
Maria Cristina Corais – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - UFPE – Recife/PE
Martinho Guilherme Fonseca Soares – Secretaria Geral da ABALF
Mônica Correia Baptista – UFMG – Belo Horizonte/MG
Nayara Santos Firmino – Nepales/ Ufes
Nayara Santos Perovano – Nepales / Ufes - Docente da Serra/ES
Norma Sandra de Almeida Ferreira - FE/Unicamp - Campinas/SP
Regiane Pradela da Silva Bastos – SEE – Rondonópolis/MT
Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues – UFMT- Rondonópolis/MT
Thabatha Aline Trevisan - Unesp - Marília/SP
Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão – Escola de Aplicação da UFPA
Comitê Local
Ana Paula Rocha Endicle - CEI Criarte / Ufes
Bárbara Cristina da Silva Sousa – Nepales - Ufes
Dania Monteiro Vieira Costa – Ufes
Dilza Coco - Ifes - Vitória/ES
Dulcinea Campos Silva – Ufes
Ednalva Gutierrez Rodrigues – Ufes
Elis Beatriz de Lima Falcão - CEI Criarte / Ufes
Fabricia Pereira de Oliveira Dias – PPGE / Ufes
Fernanda Becalli – Ifes – Vitória/ES
Janaína Silva Costa Antunes - CEI Criarte / Ufes
Kaira Walbiane Couto Costa – PPGE / Ufes
Margarete Sacht Góes – Nepales/ Ufes
Mari Inês Soares – Ufes
Maria Amélia Dalvi – Ufes
Martinho Guilherme Fonseca Soares - Secretaria Geral da ABALF
Mônica Cristina Médici da Costa – PPGE / Ufes
Nayara Santos Firmino / Nepales/Ufes
Nayara Santos Perovano / Nepales/Ufes - Docente Serra/ES
Regina Godinho - Ufes
Santiago Daniel Hdez-Piloto Ramos – PPGE / Ufes
Shenia D'Arc Venturim Cornélio – PMV / Seme
Vanildo Stieg - PPGE / Ufes
Comitê Científico
Coordenação
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - UFPE – Recife/PE
Janaína Silva Costa Antuntes - CEI Criarte Ufes
Adriana Lia Friszman de Laplane - FCM/Unicamp- Campinas/SP
Alessandra Arce- UFSCar - São Carlos/SP
Ana Lúcia Espíndola - UFMS - Três Lagoas/MS
Ana Luíza Bustamante Smolka – FCM/Unicamp - Campinas/SP
Ana Paula de Oliveira Santana - UFSC – Florianópolis/SC
Anna Augusta Sampaio de Oliveira - Unesp - Marília/SP
Anna Maria Lunardi Padilha – Unimep – Piracicaba/SP
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim- FE/Unicamp - Campinas/SP
Antônio de Pádua Carvalho Lopes - UFPI – Piauí/PI
Artur Gomes de Morais – UFPE- Pernambuco/PE
Cancionila Janzkovski Cardoso – UFMT- Mato Grosso/MT
Carla Viana Coscarelli – UFMG – Minas Gerais/MG
Carlos Humberto Alves Correa -UFAM - Amazonas/AM
Carlota Boto - USP- São Paulo/SP
César Augusto Castro - UFMA – Maranhão/MA
Cláudia Lemos Vóvio – Unifesp – São Paulo/SP
Cristina Maria Rosa - UFPEL - Pelotas/RS
Cyntia Graziela G. Simões Girotto – Unesp – Marilia/SP
Dagoberto Buim Arena - Unesp - Marilia/SP
Dania Vieira Monteiro Costa - Ufes – Vitória/ES
Denise Maria de Carvalho Lopes - UFRN – Rio Grande do Norte/RN
Diane Valdez – UFG – Goiás/GO
Ednalva Gutierrez Rodrigues – Ufes – Vitória/ES
Eduardo Calil de Oliveira - UFA - Alagoas/AL
Francisca Isabel Pereira Maciel - UFMG – Minas Gerais/MG
Gilcinei Teodoro Carvalho – UFMG – Minas Gerais/MG
Gladys Rocha - UFMG – Minas Gerais/MG
Jáison Gonçalves Leite Filho – UERJ – Rio de Janeiro/RJ
Janaína Silva Costa Antuntes – CEI Criarte Ufes
Lílian Lopes Martin Da Silva – Unicamp- Campinas/SP
Lourenço Chacon Jurado Filho – Unesp – Marilia/SP
Luciana Piccoli - UFRGS – Rio Grande do Sul/ MS
Luciene Juliano Simões – UFRGS – Rio Grande do Sul/ MS
Márcia Cristina de Oliveira Mello- Unesp - Marilia/SP
Marcos Araújo Bagno – UNB– Brasília/DF
Maria Cecilia de Magalhães Mollica - UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
Maria Inês Batista Campos – USP– São Paulo/SP
Maria Rita de Almeida Toledo USP – Guarulhus/SP
Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo - Unesp – Rio Claro/SP
Maria Teresa Esteban do Valle – UFF - Niterói/RJ
Mariza Vieira da Silva – UCB – Brasília/DF
Marta Maria Chagas de Carvalho- USP- São Paulo/SP
Patrícia Camini -UFGRS – Porto Alegre/RS
Rosa Fátima de Souza - Unesp - Araraquara/SP
Sergio Antonio da Silva Leite – Unicamp – Campinas/SP
Tatiane Castro dos Santos – UFAC- Rio Branco/AC
Thabatha Aline Trevisan – Unesp – Marília/SP
Vivian Batista da Silva – USP – São Paulo/SP
Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão – UFPA – Belém/PA
Wenceslau Gonçalves Neto – UFU- Uberlândia/MG
PROGRAMAÇÃO