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V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf
ISSN 2763-8588
Assista novamente no canal youtube da ABALF CLIQUE AQUI
ANAIS DO 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO - CLIQUE AQUI
Período: 18,19 e 20 de Agosto de 2021 - Formato on-line
Apresentação
“O mundo não será o mesmo após esse momento de Pandemia”. É o que frequentemente se ouve. Nesse mundo, as escolas, sobretudo estudantes e professores, também não serão os mesmos. Mas há algo que não mudará: a necessidade de se oportunizar e garantir educação de qualidade para todos: crianças, jovens, adultos e idosos deste país.
Pautada nessa certeza, com os olhos atentos para esse cenário que se vem construindo recentemente mediante rupturas, descompassos e retrocessos nas políticas públicas para alfabetização, a Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf segue resistindo para defender e preservar as conquistas no campo da alfabetização, acolhendo e enfrentando o desafio de repensá-las e ampliá-las.
Com passos firmes e comprometida com o que será construído e/ou (re)significado nas práticas reais da sala de aula e nas reflexões científicas pelas pesquisas no campo da alfabetização, a ABAlf apresenta a proposta de seu V Congresso Brasileiro de Alfabetização, a ocorrer em agosto de 2021: ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS, PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS. Portanto, o compromisso de todas e todos que a compõem não é pequeno com o presente, mas é ainda maior com o futuro.
Justificativa
As discussões e propostas relacionadas ao campo da alfabetização têm, cada vez mais, ocupado lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político no Brasil tendo se consolidado em pesquisas, em ações políticas e pedagógicas, visando à produção de conhecimento e alternativas para a inclusão dos cidadãos no universo da cultura escrita.
O Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBAlf emerge após um ano da criação da ABAlf, em 18/07/2012, quando se verificou que não havia no cenário brasileiro um Congresso específico para o debate sobre o conjunto de aspectos e problemas relativos ao tema, que vinha sendo abrigado em outros eventos congêneres, tais como, o GT “Alfabetização, Leitura e Escrita” – da ANPEd, o Seminário de Alfabetização do COLE, e, mais recente, o SIHELE. Trata-se de um evento de natureza científica e pedagógica, que ocorre a cada dois anos, já reconhecido como um dos principais eventos nacionais de debates sobre o tema da alfabetização.
Desse prisma, o CONBAlf se constituiu em um espaço específico para discussão da alfabetização, e se consolidou com a realização e 04 (quatro) edições com repercussões importantes, agregando várias instituições nacionais e pesquisadores internacionais, professores da educação básica, gestores e demais pessoas que se preocupam com a temática.
Completados 08 anos da criação da ABAlf, tem-se como histórico de temas desses congressos: o I Conbalf/UFMG, no qual se discutiu o tema “Os sentidos da alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que queremos”; o II Conbalf/UFPE, em que foi abordado o tema “Políticas públicas de alfabetização”; o III Conbalf/UFES, no qual se refletiu acerca do tema “Alfabetização e seus diálogos”; e o IV Conbalf/UFMG, em que se problematizou o tema “Qual alfabetização para qual tempo?
Tendo em vista as repercussões desses encontros no cenário nacional e a grande importância do Conbalf para a identidade do campo de estudos e investigação sobre alfabetização, para diálogo entre pesquisadores nacionais, internacionais, professores e gestores e para a reflexão e divulgação de práticas relativas ao ensino da leitura e da escrita, está sendo proposto o V Congresso Brasileiro de Alfabetização, que ocorrerá em 2021, virtualmente com o tema: ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS, PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS.
Histórico da Associação Brasileira de Alfabetização
A Associação Brasileira de Alfabetização ABAlf teve sua criação a partir de iniciativas de professores e pesquisadores brasileiros em outubro de 2009, quando a proposta foi apresentada em Sessão Especial durante a 32ª Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Em 09/09/2010, a proposta foi formalmente apresentada e aprovada na Plenária Final do I SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado na UNESP- Universidade Estadual Paulista – campus de Marília e cujo tema foi “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”.
Em 18/10/2010, a criação da ABAlf foi também aprovada pelo GT10 – “Alfabetização, leitura e escrita”, da ANPEd. Assim, sua criação ocorreu em Assembleia realizada em 18/07/2012, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, durante o 18º. COLE – Congresso de Leitura, promovido pela ALB – Associação de Leitura do Brasil.
Considerando sua missão e fundamentando-se na constatação de que a alfabetização é um campo de pesquisa e de atuação, com uma problemática própria e ações específicas, foram delineados os seguintes objetivos para a ABAlf: congregar profissionais que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à Alfabetização; constituir-se como referência para discussões e proposições sobre alfabetização e processos afins; reforçar a dimensão política da alfabetização, exercendo posicionamentos críticos e políticos articulados, contundentes e representativos; realizar e incentivar estudos sobre alfabetização em suas diferentes modalidades de ensino (da educação infantil a educação de jovens, adultos e idosos), facetas e perspectivas teóricas; fomentar atitude crítica e pluralismo teórico na abordagem do tema; promover intercâmbio com entidades congêneres nacionais e internacionais; propiciar articulação entre produção de conhecimento e demandas educacionais e políticas, sem prejuízo da autonomia política e científica da ABAlf; realizar e estimular diferentes formas de divulgação da produção científica e ações pedagógicas relativas à alfabetização; organizar e promover eventos sobre o tema.
Pautando-se nesses objetivos gerais da ABAlf e nas necessidades que se colocam no cenário brasileiro no campo da alfabetização, atravessado, entre outras questões, pela institucionalização, por meio de Decreto, da “nova” Política Nacional de Alfabetização (PNA) e, em seu bojo, diversas ações que contrariam todo um conjunto de evidências científicas construídos nas últimas décadas sobre alfabetização, é que se definem os objetivos do V CONBAlf, a saber:
Objetivos do V Congresso Brasileiro de Alfabetização
-
congregar pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação, professores e gestores da Educação Básica e representantes de associações, sindicatos e organizações não governamentais, que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à alfabetização;
-
discutir os impactos das rupturas e retrocessos nas políticas públicas de alfabetização no Brasil;
-
fortalecer protagonismo às/aos alfabetizadore/as, trazendo-os para o cenário das discussões e debates sobre o campo das práticas de alfabetização, considerando em especial o momento histórico do ensino remoto e isolamento social;
-
propiciar a reunião e a discussão dos múltiplos pontos de vista, espaços e formas de atuação dos diferentes atores envolvidos na alfabetização brasileira;
-
discutir os principais desafios, dificuldades e avanços pretendidos na produção acadêmico-científica, nas práticas educacionais e nas políticas públicas brasileiras, sua relação com os desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico e sua relação com a produção acadêmico-científica internacional;
-
discutir formas de articulação entre produção de conhecimento e demandas educacionais e políticas;
-
contribuir para avaliação das perspectivas teórico-conceituais e empíricas referentes às pesquisas, práticas educacionais e políticas públicas para a alfabetização no Brasil;
-
propor ações de articulação e colaboração sistemáticas, por meio da ABAlf, entre os diferentes segmentos envolvidos com alfabetização no Brasil;
-
promover intercâmbio com redes de alfabetização e associações nacionais ou internacionais;
-
propor temas específicos e problematizá-los para a organização do VI CONBAlf.
INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DO V CONBALF COM DIREITO A CERTIFICADO - CARGA HORÁRIA: 30H
19/06/2021 a 17/08/2021
Requisito:
Comprovante de pagamento da Anuidade 2021 da ABAlf
Inscrição no Canal Youtube da ABAlf
Ainda não é associado? Venha e junte-se a nós!
Para se associar: https://www.abalf.org.br/faca-parte
PROGRAMAÇÃO
18/08/2021 – QUARTA-FEIRA
9h – Cerimônia de abertura
APRESENTAÇÃO CULTURAL - GRUPO MADRIGAL – UDESC
PALAVRAS INICIAIS
Magda Becker Soares – UFMG
Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes – UNIFAP
FabrÍcio Spricigo – IFSC - NAPE/Udesc.
10h – CONFERÊNCIA
Artur Gomes Morais – UFPE
APRESENTAÇÃO CULTURAL – GRUPO CONTRACANTOS - UFPE
Mediação: Lourival José Martins Filho - NAPE/Udesc
14h - Mesa 1 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO: RUPTURAS E CONTINUIDADES NA LUTA PELO DIREITO À ALFABETIZAÇÃO
Maria do Rosário Longo Mortatti – UNESP
Cláudia Maria Mendes Gontijo – UFES
Telma Ferraz Leal – UFPE
MEDIAÇÃO E DEBATE
Norma Sandra de Almeida Ferreira – UNICAMP
Cleonara Maria Schwartz – UFES
17h - Mesa 2- CONVERSA COM ALFABETIZADORES - O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIVERSOS "BRASIS: VIVÊNCIAS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO – Parte I
Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro
Unidade Pedagógica Lions Clube - Escola Municipal Ruy da Silveira Britto Belém/PA
Leila Britto de Amorim Lima
Rede Municipal de Olinda e Jaboatão dos Guararapes/PE
Thaís Rodrigues Carlos
Escola Estadual Souza Bandeira Cuiabá/MT.
MEDIAÇÃO E DEBATE:
Bárbara Cortella Pereira – UFMT
Rosângela Pedralli – UFSC
19h – SESSÃO DE LANÇAMENTO DE LIVROS
Para participar clique aqui
19/08/2021 – QUINTA-FEIRA
8h - Mesa 3 – ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DA ALFABETIZAÇÃO: PROCESSOS E DESAFIOS
Isabel Cristina Alves da Silva Frade – UFMG
Ana Luiza Bustamante Smolka – UNICAMP
Cecilia Maria Aldigueri Goulart – UFF
MEDIAÇÃO E DEBATE
Maria Aparecida Lapa de Aguiar – UFSC
Selma Costa Pena – UFPA
10h - Mesa 4- CONVERSA COM ALFABETIZADORES/AS - O CONTEXTO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Altino José Martins Filho
Núcleo de Educação Infantil Júlia Maria Rodrigues – NAPE/Udesc - Florianópolis/SC
Deisi Cord
Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Sul 1 - NAPE/Udesc - Florianópolis/SC
Mônica Wendhausen
Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim - NAPE/Udesc - Florianópolis/SC
MEDIAÇÃO E DEBATE
Sônia Maria dos Santos – UFU
Dania Monteiro Vieira Costa – UFES
14h - Mesa 5 – ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA EM TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL: PERDAS, GANHOS E PERSPECTIVAS
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo – UFSJ
Fernando Rodrigues de Oliveira – UNIFESP
Denise Maria de Carvalho Lopes – UFRN
MEDIAÇÃO E DEBATE
Gabriela Medeiros Nogueira – FURG
Patrícia Corsino – UFRJ
17h - Mesa 6- CONVERSA COM ALFABETIZADORES - O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIVERSOS “BRASIS”: VIVÊNCIAS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO - Parte II
Amanda Kelly Ferreira da Silva
Escola Municipal Antônio Farias Filho – Recife/PE
Denise Barreto de Resende
Gerência de Educação da 9ª CRE – Rio de Janeiro/RJ
Ana Lúcia Machado
Colégio de Aplicação – UFSC – Florianópolis/SC
MEDIAÇÃO E DEBATE
Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues – UFR
Evangelina Maria Brito de Faria – UFPB
19h – EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES E MATERIAIS PEDAGÓGICOS
Para participar clique aqui
20/08/2021 – SEXTA-FEIRA
8h - Mesa 7- IMPACTOS DOS FÓRUNS, LABORATÓRIOS, CENTROS E GRUPOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO: OLHARES EM DESTAQUE
Cancionila Janzkovski Cardoso – UFR/UFMT
Elaine Constant Pereira de Souza – UFRJ
Francisca Izabel Pereira Maciel – UFMG
Eliane Teresinha Peres – UFPel
Elizabeth Orofino Lucio – UFPA
MEDIAÇÃO:
Regina Aparecida Marques de Souza – UFMS
13h30 - Sessões de Apresentações, Comunicação de Pesquisa e de Relatos de Experiência, considerando os 10 eixos temáticos:
-
Alfabetização e políticas públicas;
-
Alfabetização e história;
-
Alfabetização, diversidades e inclusão;
-
Alfabetização e infância;
-
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos;
-
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens;
-
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores;
-
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar;
-
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos;
-
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas.
18h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
APRESENTAÇÃO CULTURAL – Canto Coral - UFPE
CONFERÊNCIA
Mônica Correa Baptista – UFMG
PALAVRAS FINAIS
Adriana Regina Sanceverino – UFFS
Mediação: Lourival José Martins Filho - NAPE/Udesc
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Informações importantes
Estudantes, professores e pesquisadores de educação básica, graduação e pós-graduação são convidados a comunicarem suas pesquisas e práticas pedagógicas no V Congresso Brasileiro de Alfabetização. Para tanto, é necessário observar as seguintes condições:
1. Serão aceitos até 3 trabalhos por autor, sendo somente um na condição de autoria individual. Os demais trabalhos deverão ser necessariamente em coautoria;
2. Envio de artigo, conforme as normas do evento, exclusivamente via Plataforma Udesc entre 18/12/2020 a 18/07/2021.
3. A comunicação dos trabalhos no evento está condicionada à aprovação da Comissão Científica e a anuidade da associação em dia por parte de todos/as os/as autores/as. Para maiores informações consulte em Faça parte.
Valores
Professores/as de instituições de ensino superior: 120,00 reais
Professores/as de Educação Básica: 60,00 reais
Estudantes de pós-graduação: 70,00 reais
Estudantes de graduação: 60,00 reais
Outros/as interessados/as: 130,00 reais
4. A inscrição de trabalhos e a participação no evento com certificação requer, obrigatoriamente, a anuidade paga Não será necessário anexar comprovante de pagamento, pois ao receber a inscrição na Plataforma a secretaria do evento realizará a conferência.
5. Os dados informados na Plataforma Udesc são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, declarações e certificados);
6. O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original;
7. A correção linguístico-gramatical é de total responsabilidade dos autores e coautores;
8. Todos os trabalhos aprovados e comunicados no evento constarão nos Anais publicados em meio eletrônico e disponibilizados na internet por meio do site da ABAlf. A presença nos anais está condicionada ao pagamento da anuidade 2021 por parte de todos/as autores/as.
9. Os autores e coautores, ao submeterem seu trabalho, estarão autorizando a Coordenação Geral a publicar o trabalho em versão digital;
10.O trabalho deverá apresentar (Observar modelo do Template - Anexo I):
a) problemática anunciada e desenvolvida;
b) Indicação de metodologia e referencial teórico
c) Conclusões e/ou resultados parciais.
d) Lista de referências utilizadas em conformidade com as normas da ABNT.
11. A avaliação dos trabalhos por parte da Comissão Científica observará os seguintes critérios:
a) Relevância e pertinência do trabalho para o eixo temático escolhido;
b) Riqueza conceitual no desenvolvimento da problemática;
c) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
d) Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.
12. O trabalho deverá conter entre 15 mil e 20 mil caracteres com espaços, incluindo título, notas de rodapé e referências;
13. Para informações, sugestões, reclamações, elogios, dúvidas e consultas diversas sobre o V CONBALF utilize: conbalf2021@gmail.com
ANAIS DO 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO: http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr
ANEXO I - TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS - ACESSE AQUI
ANEXO II - PROGRAMAÇÃO PDF - ACESSE AQUI
ANEXO III -TRABALHOS SELECIONADOS - ACESSE AQUI
SÍNTESE DAS ATIVIDADES:
Submissão de trabalhos: Até 30 de junho de 2021.
Divulgação dos trabalhos aprovados: 18 de julho de 2021
Inscrição para o evento: 19 de junho de 2021 a 17 de agosto de 2021
Divulgação dos horários das apresentações por eixo temático: 05 de agosto de 2021
Realização do Congresso: 18 de agosto a 20 de agosto de 2021
Socialização dos anais: 20 de agosto de 2021
ORGANIZAÇÃO
Coordenação Geral
Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes – UNIFAP – Macapá – AP
Lourival José Martins Filho – NAPE/Udesc – Florianópolis – SC
Comissão Organizadora Nacional
Adriana Regina Sanceverino – UFFS – Chapecó SC
Denise Maria de Carvalho Lopes – UFRN – Natal – RN
Elizabeth Orofino Lucio – UFPA – Belém - PA
Fernando Rodrigues de Oliveira – UNIFESP – Guarulhos – SP
Gabriela Medeiros Nogueira – FURG – Rio Grande – RS
Mônica Correa Baptista – UFMG – Belo Horizonte – MG
Maria Aparecida Lapa de Aguiar – UFSC – Florianópolis – SC
Silvia de Fatima Pilegi Rodrigues – UFMT – Mato Grosso - MT.
Telma Ferraz Leal – UFPE – Recife – PE
Comissão Científica
Alba Regina Battisti de Souza - NAPE/UDESC - Coordenação Geral
Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes - UNIFAP
Adriana Francisca de Medeiros - UFAM
Adriana Regina Sanceverino - UFFS
Ana Claudia Goncalves - UFPE
Ana Cristina da Silva Rodrigues - UNIPAMPA
Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela - UFMT
Ana Luiza Bustamante Smolka - UNICAMP
Andressa Wiebusch - UFSM
Artur Gomes Morais - UFPE
Bárbara Cortella Pereira de Oliveira - UFMT
Cecilia Maria Aldigueri Goulart - UFF
Cleia Demétrio Pereira - UDESC
Dalva Maria Alves Godoy - UDESC
Dania Monteiro Vieira Costa - UFES
Daniela Freiras Brito Montuani - UFMG
Darinez de Lima Conceição - UFPA
Darlize Teixeira de Mello - ULBRA
Dedilene Alves de Jesus - UEMG
Denise Maria de Carvalho Lopes - UFRN
Douglas Almeida de Oliveira - UFPA
Elaine Constant Pereira de Souza - UFRJ
Elizabeth Orofino Lucio - UFPA
Evangelina Maria Brito de Faria - UFPB
Fabiana Giovani - UFSC
Fabiola Sell - UDESC
Fernanda Duarte Araújo Silva - UFU
Fernanda Germani de Oliveira Chiaratti - UNIFEBE
Fernando Rodrigues de Oliveira - UNIFESP
Gabriela Maria Dutra de Carvalho - UDESC
Gabriela Medeiros Nogueira - FURG
Greice Ferreira da Silva - UEL
Herika Socorro da Costa Nunes -UEPA
Iara Augusta da Silva - UEMGS
Isabel Cristina Alves da Silva Frade - UFMG
Janaína Moreira Pacheco de Souza - UERJ
Jilvania Lima dos Santos Bazzo - UFSC
Josa Coelho da Silva Irigoite - UDESC
Juliana de Melo Lima - UFRN
Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva - UFJ
Leonor Scliar Cabral - UFSC
Lilane de Moura Chagas - UFSC
Liliam Cristina Caldeira - UFMS
Lourival José Martins Filho - NAPE/Udesc
Lucilene Lisboa de Liz - UDESC
Ludmila Thomé de Andrade - UFRJ
Márcia Regina do Nascimento Sambugari - UFMS
Maria Aparecida Lapa de Aguiar - UFSC
Maria Carolina da Silva Caldeira - UFMG
Maria Conceição Coppete - UDESC
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - UFSJ
Maria do Socorro Moura Montenegro - UEPB
Maria Eurácia Barreto de Andrade - UFRB
Maria José Barbosa - UFC
Marilane Maria Wolff Paim - IFC/SC
Marilene Teresinha Stroka - UNC
Marise Marcalina Rosa
Marli Delmonico de Araujo Futata - UEM
Mônica Correa Baptista - UFMG
Mônica Wendhausen - PMF
Neli Aparecida Gai - UNOESC
Nelita Bortolotto - UFSC
Nilo Carlos Pereira de Souza – UFPA
Norma Sandra de Almeida Ferreira - UNICAMP
Patrícia Corsino - UFRJ
Patrícia Ignácio - FURG
Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger - SME-FPOLIS
Regina Aparecida Marques de Souza – UFMS
Renata Junqueira de Souza - UNESP
Ricardo Luiz de Bittencourt - UNESC
Rita Buzzi Rausch - FURB
Rosa Elisabete Martins - UDESC
Rosana Mara Koerner - UNIVILLE
Rosangela Pedralli - UFSC
Roselete Fagundes de Aviz - UFSC
Selma Costa Pena - UFPA
Silvia de Fatima Pilegi Rodrigues - UFMT
Solange Ribeiro - UFPA
Sônia Maria dos Santos - UFU
Sônia Regina da Luz Matos - UCS
Suzana Lopes de Albuquerque - IFG
Telma Ferraz Leal - UFPE
Viviane Gislaine Caetano - UFPA
Wanderléa Pereira Damásio Maurício - USJ
Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão - UFPA
Welessandra Aparecida Benfica - UEMG
Ywanoska Maria Santos da Gama - UFRPE
Coordenação Técnica:
Anderson Mendes – NAPE/Udesc
Danielle Anselmo da Silva Mendes - NAPE/Udesc
Ismael Godoy - Eventos
Secretaria
Tamara Lofy de Brito - NAPE/Udesc
Articulação local - Florianópolis
Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente – NAPE/Udesc
Realização e Apoio Institucional
Associação Brasileira de Alfabetização
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondonópolis
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de São João del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal Fluminense
Para informações, sugestões, reclamações, elogios, dúvidas e consultas diversas sobre o V CONBALF utilize: conbalf2021@gmail.com